O que o jumentinho representa?

O que o jumentinho representa?

Este jumentinho é símbolo da vida campesina e pacífica, animal do pobre; é conhecida sua resistência na lida do cotidiano do campo: carrega peso, lavra a terra, suporta longas viagens…

Porque Jesus andou no jumentinho?

Se questionados, deveriam responder que o Senhor precisava do animal, mas que ele seria devolvido. Jesus então montou no jumento e se dirigiu a Jerusalém, com os três evangelhos sinóticos em acordo de que os discípulos forraram o animal com suas capas para tornar a montaria mais confortável.

O que eles aclamaram?

Significado de aclamar Saudar com aplausos, com gritos, aclamações: aclamar o bombeiro. Eleger alguém por aclamação, por unanimidade: aclamaram-na diretora. Demonstrar reconhecimento em relação ao mérito, à honra de; reconhecer: aclamaram-no chefe de sala.

Quando Jesus entra em Jerusalém no jumentinho?

Foi o profeta Zacarias que havia anunciado que o rei de Israel viria humilde, montado num jumento: “Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zc 9:9).

Quando Jesus lavou os pés dos discípulos?

A mensagem de Cristo aos apóstolos no lava-pés realizado na Última Ceia, foi a de que nem todos “estavam limpos”, se referindo à traição que Judas ia cometer na mesma noite. “Cristo lavou os pés dos apóstolos para que os discípulos também se façam servos.

O que Jesus fala sobre Jerusalém?

A caminho de Jerusalém, o Messias fala aos seguidores sobre a destruição da cidade e a falta de fé das pessoas naquela época. Em seguida, os apóstolos comentaram sobre o ensinamento de Jesus e lembraram do profeta Jeremias.

O que significa o lava-pés?

Conforme a Bíblia, a lavagem dos pés de santos era praticada pela igreja antiga, traduzindo-se num sinal de piedade, submissão ou humildade. Durante a “Última Ceia”, Jesus Cristo lavou os pés aos seus discípulos de forma a ficarem limpos e purificados.

Quem era a mulher que enxugou os pés de Jesus?

Maria Madalena
“O que Voragine diz é que depois que Maria Madalena se jogou aos pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu, e depois que perdoou seus pecados e expulsou dela os setes demônios, Jesus a inflamou de amor por ele.

O que significa ficar em Jerusalém?

-Ficai em Jerusalém – O Senhor havia prometido o derramamento do Espírito Santo, portanto eles deveriam aguardar em Jerusalém. E isto aconteceu e depois de 10 dias, a promessa se cumpriu quando houve a efusão do poder.

Qual foi o templo que Jesus destruiu?

Templo de Jerusalém
Neste episódio, Jesus e seus discípulos viajam a Jerusalém para a Pessach (a Páscoa judaica) e lá ele expulsa os cambistas do Templo de Jerusalém (o Templo de Herodes ou “Segundo Templo”), acusando-os de tornar o local sagrado numa cova de ladrões através de suas atividades comerciais.

Qual a mensagem do Lava-pés?

Ao lavar os pés dos seus discípulos, Jesus tinha como objetivo deixar mais um exemplo de amor ao próximo e de humildade. Disse Jesus: “Se eu, pois, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros; porque vos dei exemplo, a fim de que, como eu fiz, assim façais vós também”.

O que a Bíblia fala sobre os pés?

O pé se confronta diretamente com a cabeça, a mais baixa parte do corpo com a mais alta, o símbolo da opressão com o símbolo do humano. Os pés, por sua funcionalidade: locomoção, equilíbrio, pressão, proximidade com a terra etc.