O que e Laringoscopia direta?

O que é Laringoscopia direta?

Laringoscopia direta: Um tubo especial é colocado na garganta, pelo nariz ou pela boca. O médico é capaz de olhar através do tubo para obter uma visão mais detalhada da laringe. Pode também coletar amostras e remover tumores ou objetos.

Como fazer Laringoscopia direta?

O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe. É feito um estudo da mobilidade das cordas vocais.

Como é o exame de Laringoscopia?

Permitindo que o médico observe as vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho endoscópio, chamado laringoscópio, o exame é realizado principalmente no diagnóstico de problemas da laringe (via aérea responsável pela produção de som).

Pode comer antes de fazer Laringoscopia?

Não há necessidade do jejum para a realização do exame. A sugestão ocorre pois há maior chance de vômito caso o exame promover náuseas (” ânsia de vômito” ), sintoma comum em sua realização.

Como é feito o exame de laringoscopia?

Como é feito o exame? O exame é realizado com endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para diagnóstico, acompanhamento da evolução e constatação da cura das mais diversas doenças desde a cavidade oral até a laringe.

Para que serve o exame laringoscopia indireta?

Esse exame endoscópico é indicado para todos os pacientes que apresentam distúrbios do nariz, da voz e da garganta, pois com ele conseguimos visibilizar essas regiões detalhadamente o que contribuiu enormemente para a elaboração diagnóstica.

Quando é necessário fazer laringoscopia?

Para quem é indicada?

  1. Rouquidão ou disfonia prolongadas;
  2. Tosse crônica ou acompanhada de sangue;
  3. Dificuldade/dor para engolir ou mastigar;
  4. Surgimento de aftas com frequência;
  5. Refluxo gastroesofágico;
  6. Dor de garganta crônica;
  7. Suspeita de câncer;
  8. Tabagismo crônico;

Qual a diferença entre laringoscopia e videolaringoscopia?

Videolaringoscopia e laringoscopia em geral são nomes dados ao mesmo exame. Exame feito em consultório médico, sem anestesia (eventualmente apenas anestesia no nariz ou na garganta), pelo otorrinolaringologista, que mostra base da língua, epiglote, cordas vocais tudo isso dinamicamente, em movimento.

Como é feito o exame de Otorrinolaringologia?

Durante o exame, o otorrinolaringologista busca lesões ou outros sinais que possam apontar a existência de doenças na boca, garganta, base da língua e pregas vocais. O exame é feito com um endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo. Este capta, amplifica e registra as imagens.

Como se preparar para um exame de videolaringoscopia?

Precisa estar em jejum para fazer laringoscopia?

O exame de laringoscopia não exige grandes preparos anteriores, a não ser o jejum de oito horas que deve ser feito. Contudo isso, de certa forma, não impede que o paciente faça suas atividades diárias. Realizado em um ambiente ambulatorial ou clínicas, o procedimento é rápido e tem a duração aproxima de dez minutos.

Como é realizado o exame videolaringoscopia?

O exame é feito com um endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo. Este capta, amplifica e registra as imagens. O som da voz e a imagem são gravadas em DVD ou em um programa de computador e servem para diagnosticar uma doença. É possível acompanhar sua evolução e para constatar a cura.