Por que a massa óssea é calculada?
A massa óssea é calculada pela equação de Von Döbeln, que visa a registrar valores referentes a altura, diâmetro do punho e diâmetro do fêmur do paciente. Sendo assim, a sua fórmula básica é: MO = (ESTATURA² x PUNHO x FÊMUR x 400) 0,712 x 3,02 Por que o cálculo é imprescindível?
Qual o grau de diminuição de massa óssea?
O grau de diminuição de massa óssea é determinado através dos valores da densidade mineral óssea ( DMO) que mede a quantidade de mineral existente numa determinada área de osso. Porquê medir a densidade óssea? O corpo humano sofre alterações da massa óssea ao longo da sua vida (ver gráfico).
Qual a massa óssea existente numa determinada região do corpo?
Uma energia é absorvida pelos tecidos moles (pele, músculo e gordura) e a outra energia é absorvida pelo osso. Os detetores recebem essa informação e transformam-na numa imagem que posteriormente é analisada, permitindo assim conhecer a quantidade de massa óssea existente numa dada região do corpo.
Quando começa a perda da massa óssea?
A partir daí, começa a perda desse componente — que pode se transformar em problemas como a osteoporose, dependendo da falha. Sendo assim, quanto maior for a massa óssea atingida na segunda década de vida, mais alta será a reserva de cálcio para chegar na terceira idade.