O que e a logica para a filosofia?

O que é a lógica para a filosofia?

A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas. Desde que existe racionalidade, a lógica existe. Quem a descobriu foi Aristóteles.

O que é lógica na filosofia exemplos?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

O que é lógica exemplos?

O que é Lógica: Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada com um maneira específica de raciocinar, de forma acertada. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma!

O que é um raciocínio filosofia?

Raciocínio significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo. Um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão.

Qual a Importância do raciocínio lógico para a filosofia?

A lógica desempenha dois papéis na filosofia: clarifica o pensamento e ajuda a evitar erros de raciocínio. Ela também permite criticar os argumentos, problemas e teorias dos filósofos. Para encontrar a verdade, a lógica se utiliza de raciocínios, ou seja, argumentos formados por duas premissas e uma conclusão.

Como e onde se aplica a lógica?

Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estudam-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. Na ciência da computação, a lógica é uma ferramenta indispensável.

O que é a lógica do conceito?

A lógica é a ciência que expõe as leis, modos e formas do conhecimento científico. Trata-se de uma ciência formal desprovida de conteúdo, que se dedica ao estudo das formas válidas de inferência. Trata-se portanto do estudo dos métodos e dos princípios utilizados para distinguir o raciocínio correto do incorreto.

O que é um raciocínio por analogia?

A analogia é o raciocínio que se desenvolve a partir da semelhança entre casos particulares. Através dele não se chega a uma conclusão geral, mas só a outra proposição particular. Além disso, assemelha-se à indução, mas considera somente um caso particular como ponto de partida.

O que é um raciocínio dialético?

Assim como estudamos na dedução e na indução, o raciocínio dialético é composto por três “afirmações”, que aqui chamamos de tese, antítese e síntese. Este método consiste, basicamente, em apresentar um argumento contrário ao seu para, posteriormente, quebrá-lo, fortalecendo a sua tese.

Qual é a função e a importância da lógica tanto para a filosofia quanto para a ciência?

Portanto a lógica é um ramo da Filosofia que cuida das regras do pensamento racional ou do modo de pensar de forma organizada. A aprendizagem da lógica não constitui um fim, mas, um meio. Ela só tem sentido enquanto meio para garantir que nosso pensamento chegue a conhecimentos verdadeiros.

Qual o papel da argumentação na filosofia?

A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.

Qual a lógica para Aristóteles?

Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que a) a lógica na concepção de Aristóteles é um instrumento que não pode ser utilizado pelas ciências. b) a lógica para Aristóteles possui um caráter instrumental e preocupa-se primordialmente com o aspecto informal de um argumento.

Por que a lógica é instrumento do pensamento?

Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon, palavra grega que significa instrumento. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1996, p. 183. A autora retrata a dimensão que tem a lógica como instrumento do pensamento no plano das obras da filosofia de Aristóteles.

Por que a lógica é um instrumento para as ciências?

Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética nem prática ou produtiva, mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon, palavra grega que significa instrumento. CHAUÍ, Marilena.

Quais são as considerações sobre a filosofia de Aristóteles?

O autor faz algumas considerações acerca da filosofia de Aristóteles, com singularidade no âmbito da lógica. Sobre isso, tem-se como CORRETO que a) o silogismo é expresso pela ligação de dois termos por meio de um terceiro. b) a argumentação dedutiva chega à conclusão valendo-se da experiência sensível.