Qual o papel do pedagogo no hospital?

Qual o papel do pedagogo no hospital?

A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. Os profissionais desse ramo que atuam no hospital entram em contato com o médico responsável, com a família e com a escola para iniciar as atividades pedagógicas com o adolescente.

Qual o maior desafio do pedagogo hospitalar?

Constatamos alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar: direito negado, desvalorização da Pedagogia Hospitalar; relação com sofrimento e morte; relação pedagogo e família; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados.

Quais as competências do pedagogo no ambiente hospitalar?

As competências docentes influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, o professor da Pedagogia Hospitalar tem como objetivo promover aprendizagem crítica e reflexiva mediante a situação biopsicossocial que o aluno-paciente se encontra.

Quais os benefícios da pedagogia hospitalar?

Outros benefícios da pedagogia hospitalar é atender a criança e respeitar suas limitações, ajudar nas suas potencialidades, e auxiliar no desenvolvimento integral do ser, além de atividades que visam levantar a autoestima das crianças que terão um novo olhar para Page 4 seu tratamento.

Qual é o piso salarial de um pedagogo hospitalar?

O salário de pedagogo hospitalar varia conforme a região do país e o hospital. No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, por exemplo, a remuneração varia de R$ 1.940 a R$ 2.087 por mês.

Como se especializar em Pedagogia Hospitalar?

Essa profissão é direcionada para quem já tem uma graduação em Pedagogia e já conhece o importante sobre o processo de ensino para jovens. No entanto, não basta apenas ter a formação em pedagogia. É essencial ter um curso especializado nessa área.

Como é quem atribui aulas ao profissional da educação que atua nos hospitais?

Por meio do SINES (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público), é fruto a Lei 15.886, de 4 novembro de 2013, que estabelece diretrizes para o programa pedagógico hospitalar, essa lei garante às crianças e adolescentes a continuidade de seus estudos em classes hospitalares.

Como poderia acontecer um trabalho pedagógico humanizado a pacientes em ambiente hospitalar?

Acontece por meio de variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização e a continuação dos estudos no hospital. A sistemática do trabalho de Pedagogia hospitalar dependerá da instituição, ou seja, da disponibilidade do espaço físico oferecido pelo hospital.

Qual deve ser o perfil do profissional de pedagogia hospitalar?

Por isto o professor do hospital deverá ter iniciativa e ser alguém dinâmico, disposto a percorrer longos corredores, entrar em cada quarto e dialogar com as crianças e acompanhantes em seu leito, saber da sua realidade de saúde e de escolarização, preparar atividades diferenciadas para este contexto, agrupar as …

Como ser um bom pedagogo hospitalar?

Para atuar na área hospitalar, o profissional de Pedagogia deve ter sensibilidade para estar fora dos ambientes tradicionais de educação. Também é preciso exercitar muito a empatia e estar disponível emocionalmente às crianças e aos familiares em um momento desafiador.

Qual a importância da Pedagogia hospitalar na formação do pedagogo?

O pedagogo hospitalar tem papel fundamental dentro da educação pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares. A classe hospitalar oferece à criança a vivência escolar, o professor precisa ter um planejamento estruturado e flexível.

Quem tem direito a pedagogia hospitalar?

Tem direito ao atendimento escolar os alunos do ensino básico internados em hospital, em sérvios ambulatoriais de atenção integral à saúde ou em domicilio; alunos que estão impossibilitados de freqüentar a escola por razões de proteção à saúde ou segurança abrigados em casas de apoio, casas de passagem, casas-lar e …